Não há para onde fugir: o profissional do futuro está cada vez mais presente.

E se ele não tem posições de importância agora, inevitavelmente terá em pouco tempo, o que pode tornar as mais reticentes figuras obsoletas. Foi assim em séculos passados, e no atual não será diferente.

Mas o que define um profissional do futuro? Seguindo os preceitos da Revolução Industrial 4.0, podemos definir em uma única palavra: versatilidade. Só o conhecimento adquirido em cursos e faculdades podem não ser suficientes: o domínio sob a tecnologia, sobretudo para facilitar processos, é fundamental.

Até aí, nada que realmente seja diferente da realidade encontrada atualmente. Contudo, existem outras tantas características, alcançáveis, que podem transformá-lo em um profissional do futuro.

 

Quais as características principais do profissional do futuro?

O que falamos acima, sobre o profissional ser versátil, não é à toa. Mais do que conhecer sobre as funcionalidades do mundo moderno, ter um talento multidisciplinar abre portas, e não apenas no quesito técnico, como social também.

Adiante, mostramos alguns deles.

 

Inteligência emocional

Significa não apenas a capacidade de desenvolver o autoconhecimento, como entender e relacionar esses mesmos saberes a outras pessoas. Por mais que a tecnologia tenha diminuído distâncias superficiais por um lado, por outro ela também tornou as relações de uma forma geral mais difíceis também. Por isso, os melhores profissionais conseguem quebrar essas novas barreiras sociais, e criar um ambiente harmônico.

 

Pensamento crítico

Da mesma forma, profissionais que possuem um senso crítico apurado também possuem um olhar para o futuro. Foi-se o tempo em que as relações hierárquicas eram a norma do mercado: hoje, tem mais empresas buscam perfis mais dinâmicos de lideranças e de talentos, especialmente as que estão há pouco tempo no mercado, e já posuem grande destaque. O profissional do futuro tem a capacidade de tomar decisões de acordo com suas convicções e o cenário em que se encontram, bem como questionar aspectos fundamentais para o crescimento do negócio.

 

Tomada de decisões

A capacidade simples de tomar decisões em momentos importantes, seja a curto ou longo prazo, é fundamental para o profissional do futuro. Não se engane: apesar da capacidade de analisar dados e termos informações cada vez mais precisas, elas não tomam decisões sozinhas. A última vez em que isso foi tomado como base, gerou uma das crises econômicas mais difíceis, como foi em 2008 nos Estados Unidos, por exemplo. Com tantos dados, cabe ao profissional do futuro avaliar as opções e possibilidades, e escolher segurança.

 

Resolução de problemas complexos

Por fim, o profissional do futuro é capaz de pensar em resoluções simples e diretas para problemas complexos, e isso vem apenas com bastante conhecimento e prática no que faz. O trabalho em equipe também auxilia nessas horas, ao trazer referências que tornam essas escolhas ainda mais seguras.

Como é possível perceber, o profissional do futuro é muito mais cuidadoso com as relações humanas, mais até do que as capacidades técnicas. Isso só é possível com setores bem estruturados, como o de RH. Consiga isso com a Trajetória RH.