A ideia de se trabalhar de casa é muito comum atualmente, e completamente oposta aos preceitos sociais aceitos até os anos 2000, onde a pessoa, especialmente o pai de família, que ficava em casa e não trabalhava, era mal vista por todos.

O home office se popularizou, justamente por ser uma alternativa viável e mutuamente benéfica para empresa e para o funcionário. E só é possível graças aos avanços tecnológicos, que proporcionaram o fácil acesso a computadores minimamente avançados, o que garante que muito do trabalho que antes só poderia ser realizado em uma empresa ou escritório, possa também ser plenamente realizado na casa do colaborador, e com a mesma eficácia.

Exemplos de home office

A opção em home office se resume basicamente ao trabalho de escritório e a maior parte dos serviços que podem ser realizados por computador ou telefone.

Empresas de marketing, publicidade, redações, e escritórios de telefonias utilizam muito o home office de forma esporádica, ou em casos de indisposição do funcionário, ou seja, quando por algum motivo específico, a pessoa não pode comparecer ao ambiente de trabalho, mas pode compensar trabalhando em casa.

Pode ser uma alternativa interessante em caso de greves de ônibus, enchentes ou mesmo ponto facultativos.

O importante é que a empresa não utilize a ideia de home office como uma espécie de recompensa para o funcionário, pois isso poderia fazer com que o home office fosse desassociado com a responsabilidade do trabalho.

Vantagens

A principal vantagem do home office para o funcionário, é a oportunidade de trabalhar em um ambiente mais cômodo e confortável, longe da formalidade que muitas vezes é comum dentro de uma empresa. Esse mero detalhe muitas vezes pode fazer a diferença na produtividade, uma vez que a possibilidade de um ambiente de trabalho mais cômodo e particular, pode ter um impacto positivo no desempenho do funcionário.

Outro ponto a ser ressaltado é a locomoção, já que o home office, evidentemente, dispensa o uso de vale transporte, o que é financeiramente viável para e empresa, e também muito satisfatório para o colaborador, que muitas vezes tem que acordar mais cedo para pegar ônibus, chegando mais tarde em casa ou pelo simples fato do desconforto que o transporte público infelizmente proporciona. 

Desafios

O principal desafio do home office está na confiança entre a empresa e funcionário, já que a fiscalização do trabalho do colaborador se torna mais difícil em um serviço desse formato.

Mesmo que o local do trabalho seja o mesmo, a cobrança de resultados deve ser na mesma intensidade. 

O funcionário deve ficar atento ao ambiente doméstico, pois por mais que a residência possa transmitir uma sensação de conforto muito maior, também existem distrações que são inexistentes em um ambiente de trabalho tradicional, como o telefone particular tocando, campainha, animais de estimação, filhos e todo tipo de coisa que possa tirar o foco do trabalho. É preciso que o colaborador tenha a plena noção de responsabilidade e que, mesmo em um ambiente mais íntimo, sua atenção e seja voltada para suas obrigações. 

Em resumo, cabe ao líder se certificar que os funcionários estão cumprindo com a demanda de serviço exigida e cabe ao funcionário se certificar que o ambiente cômodo de trabalho não vá interferir em sua produtividade.