Você conhece o movimento RH Ágil? Caso ainda não esteja ciente, trata-se de uma iniciativa para que um setor conhecido como o de Recursos Humanos seja capacitada e modernizada.

Embora essa realidade esteja presente em várias empresas, a digitalização do setor ainda não é algo totalmente praticado.

 

O que é o RH Ágil?

O Rh Ágil tem por base a modernização completa do setor de recursos humanos. Embora seja muito difundida a ideia da digitalização do mercado, com soluções que tornem o tempo de todos mais dinâmico, a realidade é um pouco diferente. Ao menos no Brasil, existem empresas e setores que ainda não reconhecem a importância desses processos.

É nesse cenário que o RH Ágil atua. O movimento, criado em 2019, é uma derivação do Manifesto Ágil, de 2001. Em ambos os movimentos, a intenção é a mesma: criar um ambiente dinâmico de trabalho, que valorize não apenas as capacidades individuais de cada profissional, como o coletivo.

 

Quais os pontos importantes no RH Ágil? 

Especificamente no setor de Recursos Humanos, o RH Ágil tem como objetivos os seguintes.

  • Redes colaborativas entre os profissionais, diminuindo o fator hierárquico nas relações.
  • Construir um ambiente de trabalho harmônico e agradável para todos os presentes.
  • Incentivar a cooperação e o ganho da equipe como um todo, sem ganhos exacerbadamente individuais.
  • Estimular o crescimento pessoal, visando o ganho total.
  • Adaptar-se às mudanças de mercado de maneira gradativa e natural.

Como é possível perceber, o movimento não está diretamente ligado a mudanças tecnológicas do segmento, como também a comportamentais. A evasão profissional em muitos casos se deve a práticas consideradas hoje inapropriadas, quando não são inaceitáveis.

Para uma virada de chave e aderir a um movimento que tem tudo para trazer mais benefícios a sua empresa, existem alguns passos simples a serem cumpridos, os quais podemos ver a seguir.

 

Atitudes que valorizam o RH Ágil

  • Processos de seleção de candidatos e fornecedores com mais rapidez e menos burocracia
  • Auxiliar na configuração de equipes para tarefas específicas. São os chamados squads, com talentos multidisciplinares entregando suas melhores competências.
  • Naturalizar o feedback mútuo entre lideranças e funcionários. Trata-se de um passo importante para o crescimento geral da equipe, sem receios para ambos os lados.
  • Treinar líderes capacitados para serem mais uma figura de mentoria do que mandatória.
  • Maior engajamento através de políticas de endomarketing e qualificação profissional.

Para que consiga aderir às ideias do Rh Ágil, o ideal é fazer uma análise do que já é implementado, e o que pode ser melhorado. Novos tempos possuem novos desafios e possibilidades, e a Trajetória RH pode ajudá-lo nesse processo. Faça uma consultoria conosco.