O currículo carrega uma grande responsabilidade na vida profissional de qualquer um, sendo considerado a semente de uma vida profissional, já que esse documento é o primeiro acesso que as empresas têm com os candidatos. 

O fato é que, apesar de ter um objetivo bem específico, um currículo pode ser um pouco mais complicado do que realmente é.

Na hora de montar um currículo, muitas pessoas se precipitam e acabam colocando informações demais ou de menos, poluem o visual, ou não ordenam devidamente a ordem e posições das informações.

Para ajudar na construção de um currículo perfeito, selecionamos algumas dicas bem úteis.

 

Formatação

A formatação de um currículo deve ser pensada de formas simples e direta. Ele pode possuir margens amplas, as informações devem estar organizadas de maneira padrão, bem simples e fácil de ler. 

A fonte deve ser limpa e discreta, de modo mais padrão possível. Nada de fontes exageradas, nem de cores muito chamativas. Mesmo o negrito e o itálico devem ser usados de maneira ponderada. 

 

Informações pessoais

As informações pessoais devem vir logo no começo do currículo, pra serem a primeira coisa a ser visualizada. 

É importante que essas informações tenham relação com o contato do candidato, ou seja, apenas informações básicas, como nome, endereço, telefone e e-mail, idade e estado civil, evidentemente, todos os dados devem estar atualizados.

Documentos, como número de identidade, carteira de motorista, CPF, PIS, não tem necessidade de aparecerem no currículo, já que, normalmente, tais informações são pedidas posteriormente, na fase após a análise de currículo e entrevista, ou até mesmo após a contratação.

 

Pontos positivos

Características positivas devem sempre ser exaltadas, contudo, diferente do que muitas pessoas fazem, não é recomendado simplesmente listar as qualidades e uma lista de tópicos.  O ideal mesmo seria conectar as qualidades ressaltadas com as experiências profissionais, com ênfase em específico sobre como essas qualidades contribuíram e vão continuar contribuindo no dia a dia de trabalho.

 

Experiências profissionais

Aqui sim cabe uma lista, em ordem da experiência profissional mais recente, para a mais antiga, sempre citando a data de admissão e saída, nome da empresa e cargo.

Vale citar experiências, realizações e projetos de cada profissão, ressaltando as metas atingidas. 

 

Sinceridade

Esse é um erro obvio, mas muito comum. As pessoas costumam mentir nos currículos, normalmente resaltado características inexistentes, ou aumentando demais determinados pontos. 

Um exemplo clássico é aumentar o nível de capacidade de idiomas, dando a entender que o candidato possui um fluência em determinada língua, quando na verdade é apenas o básico. 

Esse tipo de distorção de realidade pode passa batido em um primeiro momento, mas posteriormente, quando a verdade vier à tona, as consequências podem ser as piores possíveis, levando a demissão e até mesmo a ruína de toda uma carreira. 

Por mais tentador que seja, mentir no currículo nunca deve ser uma opção.



Tamanho do currículo

Esse tópico é bastante relativo e divisivo, já que não existe um tamanho padrão ou específico para um currículo. Contudo, o mais recomendado é de uma ou duas páginas. Mais do que isso pode ser um exagero. 

O importante é que toda a informação necessária esteja presente, sem exageros e sem ausências. 

 

Revisão

Currículo pronto, é necessário revisar com calma e atenção, sem pressa. Sempre atento à ausência de informação.

É bom também deixar que outras pessoas mais experientes leiam e revisem também, de forma a poder ver algo que os outro não estão vendo.

Outro “detalhe” muito importante diz respeito a gramática já que erros de português e digitação podem colocar um bom currículo a perder toda a sua credibilidade.