O conceito de RH digital é uma das transições mais vigentes no segmento tanto agora para os próximos anos. A intenção é bem simples: através da otimização de diversos processos, um RH ser mais digital facilita a gestão de um setor que pode atrasar ou alavancar o desenvolvimento de uma empresa.

Como parte da considerada Revolução Industrial 4.0, o RH Digital não se resume a digitalização de processos antigamente feitos de maneira analógica. Ela oferece soluções para uma série de situações integradas a outros departamentos de uma empresa, ganhando mais agilidade, e por consequência mais ganhos.

Entender como o RH digital funciona, e o quanto ele se adapta a realidade de sua empresa, pode trazer diversas vantagens. Abaixo, vamos mostrar algumas delas, e a melhor forma de implementar no seu negócio.

 

As vantagens de fazer seu RH ser mais digital 

Essencialmente, o RH digital visa agilizar processos, tornando o departamento menos burocrático. Através de softwares de gestão, é possível mensurar resultados com mais eficiente, formular contratos de trabalho com mais rapidez, ou ainda tornar o processo de seleção de novos candidatos mais rápido e dentro dos desejos da empresa. 

Na prática, ele oferece as seguintes vantagens.

 

Torna a rotina de trabalho e comunicação mais dinâmicas 

Existe toda uma mítica por trás do setor de RH, de que eles estão apenas afastados, observando a qualidade de cada profissional. Com um ambiente digitalizado, esses medos podem ser deixados de lado com softwares que podem ser acompanhados por todos os responsáveis. 

Além de tornar a rotina de trabalho mais eficiente dentro do setor, os gestores de uma empresa podem acompanhar esses mesmos dados com mais assiduidade.

 

Facilidade na organização de documentos 

Esse é um outro aspecto no qual o RH ser mais digital tem a ganhar. Documentação, de todos os tipos, exige toda uma logística que pode levar tempo, na maior parte das vezes desnecessário.

Além disso, um RH digital torna questões contratuais mais fáceis de serem resolvidas. Os diferentes tipos de jornada de trabalho e contratos também pedem por agilidade, evitando entraves dentro do fluxo de trabalho.

 

Processos seletivos mais fáceis e banco de talentos 

Tanto quanto conseguir novos talentos, uma empresa fazer seu RH ser mais digital garante outros tantos ótimos profissionais no futuro. Um banco de talentos bem organizado pode tornar o processo seletivo menos burocrático e rápido, garantindo novas possibilidades em virtualmente a qualquer momento.

 

Não esqueça o fator humano 

Embora a ideia seja facilitar e agilizar processos dentro do setor de Recursos Humanos, o “fator humano” também não deve ser deixado de lado. Isto é, além de ganhar tempo e recursos ao utilizar o RH digital, a intenção é que os contatos entre os profissionais, dentro e fora da empresa, sejam os mais cuidadosos possíveis.

Por isso, ao investir em um RH mais digital, considere quais processos são de fato aplicáveis em sua empresa, e capacite seus profissionais para tal. A Trajetória RH oferece treinamento e soluções eficientes para que sua empresa entre de fato na era digital com consciência. Confira em detalhes com nossa consultoria.